No dia 12 de janeiro de 2018, o delegado Fábio Monteiro foi identificado e morto quando desviava de uma barricada nos acessos ao Jacarezinho. Ele saiu da Cidade da Polícia para almoçar com uma mulher, que afirmou em depoimento que sobreviveu graças à intercessão de moradores. O corpo de Fábio foi deixado em um porta-malas próximo ao viaduto de Benfica.
No dia seguinte à morte de Fábio, a justiça decretou a prisão do suspeito responsável pelo crime. Em menos de 24h policiais da delegacia de homicídios identificaram os envolvidos e pediram sua prisão.
No entanto, nesse mesmo dia, os policiais também foram informados que criminosos do Jacarezinho haviam se abrigado na Mangueira, favela a poucos quilômetros dali. Para responder então à fuga desses homens e à morte do delegado, o Bope fez uma operação na Mangueira que terminou com quatro homens mortos. Eles não foram identificados.
A chacina na Mangueira gerou revolta devido às mortes e à truculência da polícia. Houve relatos de uma mulher grávida agredida e crianças atingidas por spray de pimenta durante uma manifestação de moradores.
Já o principal suspeito pela morte do delegado, aquele que já tinha um mandado de prisão no dia seguinte ao crime, foi preso em 2020, em um shopping. Nenhum tiro foi disparado no local.
PMs agridem grávida e lançam spray sobre manifestantes (Luciano Belford/Agência O Dia)
Fábio Monteiro era delegado da Polícia Civil (Reprodução)